segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Parapsiquismo Sadio1

O parapsiquismo, muito associado à mediunidade, é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Para ser sadio, a pessoa precisa adquirir controle sobre o processo



Por alexander steiner





Temas relacionados ao parapsiquismo são cada vez mais comuns em livros, revistas, filmes, novelas e no dia-a-dia das pessoas. Nem sempre são abordados tecni- camente, fato que gera muita desinformação e mitos. Mas o que é parapsiquismo e como desenvolvê-lo de maneira sadia? De acordo com a Conscienciologia e a Projeciologia, parapsiquismo é a tendência evolu- tiva que a pessoa (ou a consciência) apresenta, de extrapolar as limitações do corpo físico - ou neuropsíquicas - para alcançar maior discernimento sobre a realidade da existência de outras dimensões. Isso se dá por meio do uso consciente das potencialidades dos quatro corpos de manifestação e do maior domínio das bioener- gias.

Normalmente os termos médium, sensiti- vo e paranormal são utilizados para denominar a personalidade parapsíquica.devemos con- siderar as seguintes variáveis: discernimento,No estudo do parapsiquismo, autoconscientização multidimensional e inten- cionalidade.



Discernimento é a capacidade de compreender situações, de separar o certo do errado. Autoconscientização multidimensional é a atribuição da consciência em sustentar a lucidez e o discernimento em múltiplas dimensões pelo domínio das suas energias, do parapsiquismo e da descoincidência dos veículos de manifestação. A intencionalidade caracteriza-se pelo que é feito de acordo com a vontade, deliberadamente.


"Normalmente os termos médium, sensitivo e paranormal são utilizados para a personalidade parapsíquica"


Para algumas pessoas, a manifestação do parapsiquismo pode acontecer de forma espontânea, pelo fato de já terem desenvolvido esse traço em outras vidas



O parapsiquismo pode ser sadio. Neste caso, o indivíduo parapsíquico tem controle sobre o pro- cesso, podendo parar ou interrompê-lo quando quiser a partir de sua vontade, com nível de auto- conscientização multidimensional suficiente para saber quais são as consciências extrafísicas envol- vidas diretamente e com discernimento quanto a suas ações.


Outro ponto importante diz respeito aos resultados de suas ações, que devem ser pró- -evolutivas. Ainda raro em nossa sociedade, este nível de parapsiquismo é manifestado pelas cons- ciências que não sofrem de assédio interconscien- cial, ou seja, não sofrem consequências negativas nas interações com outras consciências. Já o parapsiquismo instável ou lábil é o mais comum. Mesmo quando bem intencionado, nem sempre o indivíduo percebe as consequências negativas de seus atos.


Outras vezes, não percebe com quais companhias extrafísicas se manifesta. Seu nível de autoconscientização multidimen- sional ainda é instável. Na condição patológica existe o parapsíquico sem controle sobre o que acontece com ele, ti- picamente caracterizado pela possessão doentia, quando quem manda é a consciência extrafísica sobre a consciência intrafísica de vontade débil. Nesses casos, as consciências extrafísicas envolvi- das são as chamadas assediadoras ou obsessoras.



Um dos médiuns mais famosos do Brasil é o chico Xavier. outros termos também são usados para pessoas que tem personalidade parapsíquica, como sensitivo e paranormal



Desenvolvimento do parapsiquismo



O desenvolvimento de qualquer habilidade da consciência requer muita dedicação e persistência. No entanto, existem pessoas que naturalmente têm facilidade ou manifestam seu parapsiquismo de maneira espontânea em função de terem de- senvolvido esse traço em outras vidas. É por isso que existe o dito popular: "nasceu com o dom".


Mas talento, somente, não garante resul- tados positivos. Para que o parapsíquico se desenvolva durante uma vida, é necessário se- riedade. Caso contrário, toda a facilidade ini- cial pode ficar em subnível. Algumas pessoas acabam desenvolvendo-se empiricamente, por meio de suas próprias experiências de erros e acertos. Outras se associam a grupos, religiões ou linhas filosóficas que, em sua maioria, não apresentam metodologia para o desenvolvi- mento do parapsiquismo.


No caso do Espiri- tismo, existe curso para formação de médium, o que já é um avanço. No Centro de Altos Estudos da Conscien- ciologia (CEAEC) - http://www.ceaec.org/, existem diversas dinâmicas com o objetivo de desenvol- ver o parapsiquismo do ponto de vista técnico e sadio. No desenvolvimento do parapsiquismo sadio, é importante que a consciência se conhe- ça e saiba como reage de acordo com o nível de tranquilidade ou de pressão.


Faz-se necessá- rio questionar a si mesma com o objetivo de autoconhecimento. Esse processo evita alguns "mata-burros" comuns aos médiuns e parap- síquicos, principalmente aqueles relacionados ao poder e ao estrelismo. É importante que a pessoa aprenda a avaliar por si hipóteses sobre os fenômenos pelos quais esteja passando e so- mente após uma série de experiências com o mesmo teor e conteúdo saiba, com mais preci- são, o que está acontecendo. Nessa condição, aos poucos vai desenvol- vendo sua sinalética energética-anímico-parap- síquica, que é um conjunto de sinais pessoais que permite a leitura dos fatos multidimensio- nais. Nesses moldes, o desenvolvimento técnico do parapsiquismo sadio ainda é raro.´


"No parapsiquismo sadio, o indivíduo tem controle sobre o processo, podendo parar ou interrompê-lo quando quiser



Revista Psique

Nenhum comentário:

Postar um comentário